O planejamento estratégico é associado ao começo da jornada de um novo negócio.

O planejamento estratégico é associado ao começo da jornada de um novo negócio

A definição de quem a empresa deseja ser é fundamental para se definir aonde a empresa quer chegar.

Além disso, essa é uma ferramenta fundamental para o seu negócio, que serve para posicionar seu empreendimento no mercado e, até mesmo, para sanar crises. O planejamento estratégico é poderoso e vital para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Agora que temos noção de sua importância, surge o questionamento: o que é o planejamento estratégico?

A empresa

Qual a nossa missão?

Isso se relaciona com missão e posicionamento da marca, comumente, ela é bastante inspiradora e, na prática, a missão descreve a sua razão de existir. Além disso, é importante ter em mente que a missão se ajusta à realidade, ou seja, com o tempo ela pode mudar.

 

Exemplos de missão:

“Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores” McDonald’s

Desse modo, a missão é fundamental por ser o propósito de existência da empresa, ou seja, a força motora que faz com que toda a empresa se movimente em pró de um objetivo.

 

Qual é a nossa visão para o futuro da empresa?

Fundamentalmente, a visão é o que norteia a organização para o seu destino final.

Em suma, a visão se relaciona com o planejamento estratégico pois pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Além disso, a visão é uma ideia que pode ser mutável ao longo do tempo, afinal,  assim que você alcançou o que pretendia, deve mudar para um alvo que está logo à frente, sem nunca parar de avançar.

Quem nós somos como empresa?

Os valores são as características que norteiam quem você é como empresa, é tudo o que define estritamente na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro, a lei que serve para posicionar a estrutura interna da empresa.

Afinal, você tem uma missão que serve de propósito para a existência da empresa e uma visão que é seu farol para saber onde a empresa quer chegar, porém nada disso adianta se suas atitudes ferem os valores que a empresa se propõem a seguir.

Exemplos de valores:

McDonald's

  • A experiência dos consumidores está no centro de tudo o que fazemos
  • Temos um compromisso com as nossas pessoas
  • Acreditamos no Sistema McDonald’s: Franquiados, Companhia e Fornecedores
  • Gerimos e desenvolvemos o nosso negócio de forma ética
  • Retribuímos às nossas comunidades
  • Desenvolvemos o nosso negócio com rentabilidade
  • Procuramos melhorar continuamente

Entender seus valores é primordial para definir aquilo que você é como empresa, saber o comportamento exigido para seus funcionários e qual o padrão que deve ser esperar dele são fatores fundamentais para garantir o alinhamento cultural do seu negócio.

 

O mercado

Tendo em mente o papel de cada pessoa no funcionamento da empresa é necessário buscar o máximo de conhecimento possível sobre o seu mercado de atuação.

Entender o modo que seus concorrentes se comportam, como estimular crescimento e desenvolvimento de seus funcionários e possíveis vantagens do seu negócio nesse mercado são alguns exemplos de atividades necessárias para a formulação de um planejamento estratégico eficiente.

O entendimento do mercado no qual a empresa está inserida é tão fundamental quanto a compreensão dos processos internos da empresa. O papel do empreendedor é de estar informado sobre os aspectos internos e externos necessários para o crescimento do seu empreendimento.

 

As métricas

As métricas são as estratégias que a empresa elabora para definir a maneira pela qual seus recursos serão investidos ou acionados dentro da empresa, medindo tanto a quantidade como a qualidade das ações. Essa etapa não está relacionada apenas com formulação de números e índices, mas, também, com a interpretação desses resultados e o quanto eles estão representando a realidade da empresa.

Isso possibilita ao empreendedor chegar a conclusões sobre o gerenciamento do negócio e se ele está sendo capaz de caminhar em direção a visão do empreendimento.

Portanto, uma metrificação bem-sucedida representa uma forma de estimar a relação das ações desenvolvidas pela empresa com o seu propósito de existência, determinado pelo planejamento estratégico.

Colocando em prática

Um planejamento estratégico requer bastante esforço e dedicação por parte do empreendedor, porém, se desenvolvido do modo correto, pode representar o caminho que levará o empreendimento ao sucesso. Empresas que tem consciência de seus planos e práticas, são as que conseguem melhor desenvolver-se em um mundo cada vez mais rápido e ágil, conseguindo pivotar seu negócio para a direção certa e aproveitando boas oportunidades.

Nesse sentido, a Econsult Consultoria Econômica conta com mais de 18 anos de experiência no mercado e possui extrema especialidade em realizar projetos de modelagem empresarial para auxiliar o empreendedor a transformar sua ideia empreendedora em um negócio bem-sucedido. Conte com a gente para ajudar a sua empresa!