Estudo de Mercado

Para aferir a demanda potencial de um empreendimento, detalhamos o setor em que este se insere, traçando perspectivas macroeconômicas, setoriais e demográficas.

Metodologia

Também usado para dar maior suporte ao processo de decisão, o Estudo de Mercado (ou Análise de Mercado) expõe como a empresa se situa e como é vista pelo mercado e pelo público. Desta forma, ajuda a ampliar a visão de como ela é vista externamente, de suas qualidades e defeitos atribuídos. Auxilia, ainda, em decisões como que estratégias de marketing e qualidade de produtos e serviços adequada para agradar o público. Essas decisões podem então ser tomadas com menos riscos e maiores chances da maximização de ganhos. Também ajuda, no caso de projetos que estejam em construção, a situar os pontos de maior relevância e planejar ações. Aspectos como fornecedores, concorrência e tipo de público alvo são importantes nesta análise. No que tange aos consumidores, podem ser feitas pesquisas de opinião, assim como uma análise do comportamento do cliente no seu empreendimento e do concorrente, ou ainda sobre o local que concentra um público específico para um determinado tipo de empreendimento. Para o aspecto da concorrência, são relevantes fatores como proximidade espacial e até a forma como os concorrentes se situam no mercado, entre outros aspectos.

Vantagens

  • ▪ Entender seu público-alvo;
  • ▪ Conhecer sua demanda;
  • ▪ Entender seu setor;
  • ▪ Expandir seu negócio.

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