o valor da sua empresa não é o simples somatório do valor dos recursos físicos que possui. Cada empresa possui um valor intrínseco próprio, que não está expresso no valor contábil, mas sim no seu potencial em gerar receita futura.

Quanto vale sua empresa

Então, como poderíamos descobrir esse valor? Ou melhor, por que deveríamos saber esse valor?

O ponto chave dessa pergunta é entender a diferença entre preço e valor. O primeiro nada mais é do que a relação entre oferta e demanda, ou seja, da quantidade de pessoas querendo comprar determinado produto e da quantidade de pessoas querendo vendê-lo. Por sua vez, o valor é um conceito subjetivo, pois um mesmo produto pode ter valor diferente para cada pessoa, todavia, podemos associá-lo com o quanto determinado produto é útil para a pessoa. Normalmente, o valor é refletido no preço, pois podemos pensar que quanto mais pessoas dão valor a um produto, mais gente quer comprá-lo e então o preço sobe.

Entretanto, quando falamos de empresas, não podemos usar o preço de mercado como imagem do valor. Só existe um vendedor da sua empresa, você! E, na maioria dos casos, apenas um comprador. Dessa forma, como saber se o preço oferecido pelo comprador é justo? E principalmente, se não achar justo, como mostrar para ele que sua empresa vale mais e ele deveria aumentar a oferta? É justamente para isso que serve o Valuation!

Um Valuation nada mais é do que o cálculo do valor de uma empresa. É um serviço que está sendo cada vez mais requisitado pelas empresas que querem ou avaliar uma proposta de compra ou fazer uma proposta a outra empresa. Afinal, como comprar ou vender algo sem saber quanto vale? É um tiro no escuro!
Esse serviço consiste na aplicação de um conjunto de análises e técnicas para chegar finalmente a um valor monetário. Existem diversos métodos para isso, porém o mais utilizado e reconhecido atualmente é o método do Fluxo de Caixa Descontado.

Esse método diz que o valor da sua empresa é o quanto ela pode te gerar no futuro, ou seja, o somatório dos fluxos de caixa que sua empresa gera ano após ano. Bastante justo, não acha? Para estimar esses valores futuros, a empresa analisa principalmente 3 aspectos:

  • O modelo de negócios da empresa
  • O setor de atuação
  • Perspectivas Futuras

A partir disso, são elaboradas premissas que servirão como base para a projeção dos fluxos de caixa dos anos seguintes. Por fim, é muito importante que consideremos o valor do dinheiro no tempo, pois sabemos que devido à inflação, o dinheiro hoje tem maior poder de compra do que o dinheiro futuro. Sendo assim, o valor final da empresa será o somatório desses fluxos de caixa trazidos a valor presente por uma taxa de desconto calculada, que nada mais é do que a taxa de remuneração do seu capital, ou seja, um prêmio pelo risco e dinheiro investido na empresa.

Independente das nuances metodológicas, a realização de um Valuation, principalmente nesses momentos de decisão de compra ou venda de uma empresa, faz-se muito importante pois insere um terceiro na negociação, ou seja, uma empresa imparcial que realizou um cálculo para determinar o preço justo daquela negociação. O comprador e o vendedor passam a saber o valor da empresa em negociação, um valor atestado por um agente externo, e assim torna esse processo muito mais confiável e simples, no qual ambas as partes estão cientes do que estão vendendo ou comprando.

Ainda tem dúvidas sobre o serviço de Valuation? Entre em contato com a gente.