Em um mundo cada vez mais competitivo, cresce a necessidade das empresas se posicionarem efetivamente dentro do mercado. Para isso, empreendedores procuram realizar pesquisas e estudos para entender o setor e a economia onde estão inseridos.

Quais pontos abordar em um Estudo de Mercado

Muitas vezes, por falta de assistência ou de conhecimento, empresários deixam de analisar pontos essenciais para compreender a dinâmica do empreendimento e os fatores que o afetam. E assim, surge a dúvida. Afinal, quais principais pontos abordar em um Estudo de Mercado?

1. Conjuntura Econômica

Antes de analisar os fatores que interferem individualmente no negócio, é interessante entender o contexto econômico no qual a empresa está inserida.
Uma queda da taxa Selic pode significar, por exemplo, uma maior facilidade de acesso a crédito, facilitando a abertura de novos negócios. Um aumento da inflação, por seu lado, indica um poder de compra menor da população, que passa a consumir menos.

2. Público Alvo

Após averiguar como fatores externos afetam o dia-a-dia da empresa é interessante analisar aspectos individuais da marca. Compreender como o público alvo se comporta e a demanda efetiva dele pelo seu produto ajuda a embasar estratégias para alavancar as vendas e o resultado da empresa.

Entender características como faixa de renda, escolaridade e idade do cliente ajuda o empreendedor a propor, por exemplo, novos produtos com preço e complexidade compatíveis com o consumidor que ele possui. Além disso, esse tipo de informação permite ser mais assertivo em decisões como a escolha da localização ou a elaboração de um novo plano de negócios.

3. Concorrência

Por fim, entender a concorrência direta e indireta da empresa é imprescindível para entender quais são as fraquezas que ela oferece, e quais são as vantagens que ela tem sobre o produto ofertado.

O estudo de concorrência ajuda averiguar possíveis demandas insatisfeitas dos consumidores dentro do mercado e a entender quais pontos o empreendimento pode oferecer como diferenciais para o cliente.

Estudos de Mercado mais aprofundados, como o que a Econsult oferece, ainda apresentam Análises Macroeconômicas Regionais e Setoriais além de Estudos Microeconômicos de Localização, Vantagens Comparativas, Impactos Socioambientais

Caso ainda tenha dúvidas de como elaborar um Estudo de Mercado, ou tenha interesse de um auxílio de uma consultoria especializada, fale conosco e agende sua consulta grátis.