Mesmo empreendedores bem-sucedidos tem dúvidas sobre quando expandir o seu negócio, e até quando tem certeza do momento, as vezes não possuem recursos necessários para isso.  Por meio de uma viabilidade econômica e o pleito de um FCO o administrador consegue realizar a tão sonhada expansão minimizando seus riscos.

Financiamento para expansão

Qual o melhor momento para ampliar a empresa?

Para que o empreendedor tome uma decisão segura de expandir seu empreendimento, deve-se analisar 3 principais pontos: O cenário macroeconômico, a escalabilidade do modelo de negócios e as finanças da empresa.

 

O cenário Macroeconômico.

A análise macroeconômica visa entender o impacto de indicadores macroeconômicos como PIB, Inflação e Emprego nas operações e no dia-a-dia, além de entender o comportamento do setor que a empresa está inserida.

Essa investigação é importante para que o empreendedor entenda se o momento da economia e do setor está favorável para novos negócios. Procuramos nessa fase responder perguntas como:

 

  • Qual o impacto do atual cenário econômico nacional na sua empresa?
  • Existem políticas públicas que favoreçam hoje o seu empreendimento?
  • Qual as oportunidades do setor da sua empresa e como ela está comparada aos seus concorrentes?
  • A demanda pelo setor está expandindo?

 

Escalabilidade do Modelo de Negócios

Passando para um aspecto mais microeconômico, antes de expandir uma empresa é importante que o empresário entenda se as características do seu modelo de negócio são suficientemente consolidadas e replicáveis.

Nessa etapa precisa-se analisar como o empreendimento se posiciona quanto a sua Localização, Concorrência, Público-Alvo e Vantagens Comparativas. Uma observação mais profunda, pode ainda levar em conta o Plano Operacional, de Marketing e Estratégico da empresa.

 

Nesse momento buscamos responder questões como:

  • O meu canal de venda permite a expansão da empresa sem grandes aumentos de custo?
  • A empresa entende profundamente como interage com seus público-alvo a fim de aumentar a demanda pelo seu produto/serviço?
  • Quais são as características da concorrência no setor? Como a empresa pode se destacar frente seus competidores, ou criar economias de escala, cooperando?
  • Análise Financeira.

 

Capital de Giro, Estrutura de Custos, Margens de Lucro.

Por fim, para um entendimento completo para tomada de decisão de expansão, o empreendedor precisa identificar se suas finanças garantem a sustentabilidade do processo de ampliação.

Para isso, além de analisar os fluxos de caixa da empresa, precisamos aprofundar o entendimento do administrador quanto o seu capital de giro, sua estrutura de custos e a margem de lucro dos seus produtos/serviços.

Nesse momento devem ser respondidas perguntas como:

  • Os resultados do fluxo de caixa são positivos o suficiente para justificar uma expansão?
  • Quais são as margens de lucro (líquido e operacional) dos meus produtos/serviços? Até quanto podemos reduzir no processo de expansão?
  • A empresa possui capital de giro suficiente para manter a operação ampliada por quanto tempo?
  • Quanto a empresa ganhará em economias de escala ao expandir sua produção?

 

O momento é bom, a empresa está estruturada, falta capital. O que fazer?

No mercado hoje existem várias opções de financiamentos de expansão. Hoje eles são destinados a empresas que possuem bons fundamentos, porém, não conseguem ampliar suas operações sem um aporte financeiro externo.

Hoje na Econsult trabalhamos com a linha de financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Nesse artigo do blog explicitamos em detalhes suas particularidades.

Deseja fazer a expansão, porém ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco e marque uma reunião de diagnóstico gratuita para podermos ajudar sua empresa a crescer!