Escolher a localização de uma empresa não é tarefa fácil, mas quando feita em coerência com os planos da empresa, pode até aumentar as vendas.

Como a localização pode impactar o sucesso de um empreendimento

Escolher a localização de uma empresa é um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio, e, por isso, essa definição deve estar presente no Plano de Negócios do empreendimento, no qual se define a estratégia de ação da empresa, e no Estudo de Viabilidade Econômica da empresa solicitado pelos bancos.  

Antes de escolher o local, porém, é desejável definir todos os 4 P’s do Marketing: Praça, Produto, Preço e Promoção, também chamados de Mix de Marketing, e considerados os pilares básicos da estratégia de uma empresa.

O ponto praça, em especial, está relacionado à distribuição e à logística da empresa. O produto tem a ver com os atributos e características do que é oferecido por ela. O preço é o valor cobrado pelo serviço ou produto, também ligado ao valor percebido pelos consumidores, e a promoção envolve as estratégias utilizadas para divulgação da marca.

Segundo o Sebrae, há também outros pontos importantes relacionados à praça que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma boa localização:

 

  • Segurança: quanto mais seguro o ambiente da loja, mais clientes ela pode atrair.

 

  • Estacionamento: se a loja estiver montada em um local onde é difícil estacionar, isso pode afastar as pessoas que andam de carro.

 

  • Visibilidade: Uma loja bem visível na rua, por exemplo, é útil para chamar a atenção de clientes que nem estavam à procura do produto vendido, mas se interessaram ao passar pelo local.

 

  • Luminosidade: praças mal iluminadas tendem a passar uma impressão de insegurança.

 

  • Nível de ruído: a quantidade de ruído na praça onde está a loja pode afastar clientes.

 

  • Facilidade de acesso: se a loja está perto de paradas de ônibus e de metrô, ela se tornará mais acessível para possíveis clientes.

 

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