Saiba como melhorar a gestão dos projetos da sua empresa com dicas simples e fáceis de aplicar.

Boas práticas de gerenciamento de projeto

Um bom gerenciamento dos projetos impacta diretamente no resultado financeiro de uma empresa. Para que isso aconteça, no entanto, é importante aplicar certas práticas na hora de estabelecer uma organização. Conhecer os processos e o funcionamento geral do empreendimento é o passo inicial para consolidar um bom gerenciamento de projetos.

A realização bem sucedida de um projeto depende intensamente da organização e definição das prioridades. Para isso, uma das técnicas mais conhecidas consiste na criação de um backlog, ou seja, uma lista com todas as necessidades e funcionalidades que o seu projeto deve conter.

 

Método Scrum

Outra metodologia que auxilia no planejamento estratégico é o Scrum, um método que foca na eficiência e agilidade, baseando-se em pequenos intervalos de tempo onde são determinadas tarefas a serem cumpridas. Após esses “sprints” - ciclos pré-determinados para a realização das fases do projeto - são feitas rápidas reuniões que servirão para analisar o andamento das prioridades definidas no backlog, passar os feedbacks e alinhar o planejamento estratégico da empresa.

Com o Scrum, economiza-se tempo e dinheiro na elaboração do projeto, já que erros e possíveis mudanças são realizadas a tempo de modificações, não sendo necessário esperar a conclusão do projeto inteiro para então serem determinadas as falhas.

 

Boas práticas

Outra prática básica e importante na hora de gerenciar o projeto da sua empresa é simplesmente organização. Criar cronogramas de forma aleatória e metas não mensuráveis podem gerar problemas e atrasar o projeto. Uma maneira de favorecer o andamento dos projetos é utilizar ferramentas de organização como o Trello, que contribuem para uma melhor divisão de tarefas, estabelecimento de datas de entrega e fluidez do projeto.

Por fim, o PDCA (Plan/Do/Check/Act) também deve ser mencionado por aqui. O método tem como objetivo o controle e a melhora de processos em 4 passos. O primeiro é planejar o que será realizado, estipular metas e criar os processos necessários. Depois vem a parte de realizar o projeto. Após a produção, é realizada a etapa de checagem para conferir se as metas foram alcançadas e, por último, agir para a mudança.

Gostou do texto? Esperamos que a aplicação desses processos possa criar mudanças significativas no seu negócio e auxiliar na criação e produção de ideias. Para ler mais conteúdos da Econsult, acesse o nosso blog.