Uma seleção de obras de sucesso que todo líder deveria ler.

5 Livros Sobre Gestão

Muitas vezes só a capacitação acadêmica não é suficiente para se conseguir gerir equipes e coordenar pessoas com sucesso. Para aprender o que não se aprende na universidade, buscar livros sobre gestão é essencial. Confira nossa seleção de 5 livros importantes para quem está buscando se aperfeiçoar:

 

  1. O Verdadeiro Poder - Vicente Falconi

Nesse livro, um dos maiores consultores do Brasil – que atuou como conselheiro de empresas como AmBev e Sadia – escreve sobre os principais fatores que fazem com que qualquer equipe ou projeto tenha sucesso.

Tratando de vários cases e de suas experiências na Falconi Consultoria (desde 1997), e todos os desafios superados que a tornaram uma das maiores empresas de consultoria do país.

O autor detalha bastantes princípios mantidos na empresa, que conserva o seu sucesso ao longo dos anos. Entre os principais pontos abordados por Falconi estão:

  • Admitir problemas com alegria, por representarem oportunidades de crescimento, ao invés de algo negativo;
  • Estabelecer qualquer meta ou decisão com base em dados e fatos, mas nunca baseados em opiniões;
  • Focar em apenas três a cinco objetivos, em vez de múltiplos pontos, para não dispersar a atenção;
  • Lembrar-se que para liderar bem deve-se estabelecer boas metas e motivar seus liderados a cumpri-las;
  • Criar uma cultura de enfrentamento dos fatos, que se resume a achar responsáveis para problemas no intuito de resolvê-los;
  • Por fim, ter amor pelo que se faz, com o desejo de obter verdadeiro sucesso.

 

  1. Estratégia do Oceano Azul -W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Um grande clássico do mundo empreendedor, o livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne trata de uma tática diferente, que muitas vezes não é enxergada pelas empresas. Essa tática é a chamada estratégia do oceano azul.

Segundo os autores, há dois tipos de oceano, o vermelho e azul. O primeiro simboliza as empresas que trabalham para tentar roubar consumidores de seus concorrentes, se mantendo no que os autores chamam de jogo de soma zero. Por outro lado, o oceano azul se refere aos casos em que, em busca de novos clientes, as empresas fazem adaptações em seus produtos para atingir o público que não é seu consumidor. Dessa forma, há um público que não está sendo disputado com concorrentes para ser alcançado e fidelizado.

 

  1. O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

Há para todo lado diversos livros sobre como obter sucesso, expondo, muitas vezes, apenas o lado fácil e bom de se empreender.

Contudo, no livro "O Lado Difícil das Situações Difíceis", Ben Horowitz - bem sucedido investidor, que acertou palpites em empresas como Facebook, Twitter e Skype - faz questão de ser diferente e mostrar o lado que geralmente é escondido pelas fórmulas de sucesso vendidas por aí.

No livro, o autor escreve sobre vários aspectos ruins de ser um empreendedor, como perder a confiança dos sócios, perder amigos e outras situações difíceis. Entretanto, detentor de vasta experiência em situações adversas e voltas por cima, Horowitz mostra também como encarar os problemas e o que se pode aproveitar dos momentos difíceis.

 

  1. Good to Great (Empresas Feitas Para Vencer) – Jim Collins

Neste livro, Jim Collins, empreendedor de sucesso na área de tecnologia e que trabalhou como pesquisador na universidade de Stanford, busca entender o que leva empresas boas (good) a se tornarem empresas excelentes (great).

Para a análise, Collins estudou as empresas americanas do Fortune 500 que se mantiveram rendimento 3 vezes maior que o mercado durante 15 anos. Ao compilar grandes nomes no empreendedorismo americano, Collins estudou quais fatores fazem com que essas empresas excelentes tenham um desempenho tão superior ao do mercado.

Collins então reúne os fatores diferenciais de empresas duradouras, apresentando os dados por meios do estudo de diversos casos e ensino de lições importantes para os entusiastas do empreendedorismo.

 

  1. Os Cinco Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Neste livro, Lencioni destaca o que, na sua visão, é o ponto mais importante para o desenvolvimento de qualquer projeto ou empresa: o trabalho em equipe. Segundo o autor, qualquer outra coisa, como finanças, tecnologia ou estratégia, pode ser adquirido ou copiado, porém o trabalho em equipe é o fator determinante para uma empresa, por ser dificilmente medido e mais dificilmente ainda obtido.

Em seu livro, Lencioni usa a empresa fictícia Decision Tech para criar sua narrativa e trabalhar os cinco maiores desafios que os grupos enfrentam para realizarem um trabalho em equipe eficiente, são eles:

  • Falta de confiança: a dificuldade humana natural de confiar nos outros e se mostrar vulnerável acaba por atrapalhar as relações em grupo e criar atritos;
  • Medo do conflito: o instinto de preservação humano leva as pessoas a evitarem conflitos. Lencioni destaca, porém, que em muitos casos o conflito (sem interesses pessoais) pode gerar uma situação de ganho mútuo;
  • Falta de compromisso: um membro de uma equipe deve ter compromisso para com o grupo mesmo que tenha tido seu voto vencido, ele deve aceitar a decisão do grupo e se comprometer independentemente do resultado;
  • Fuga da responsabilidade: quando não há um plano claro, ou os membros do grupo estão decididos a fazer apenas o que lhes foi estritamente designado, podem surgir situações em que os membros da equipe fogem da responsabilidade e algumas partes dos projetos ficam sem responsáveis;
  • Falta de foco nos resultados: muitas vezes os integrantes da equipe colocam seus interesses pessoais à frente dos interesses do grupo e perdem o foco, comprometendo o projeto.

Agora é a sua vez. Aproveite a nossa lista e se aperfeiçoe sempre! Por aqui sempre aparecem dicas e seleções interessantes no nosso blog.